Representantes do agronegócio integram comitiva da Bahia na China
Publicado em: 13/12/2017

O presidente da Aiba, Celestino Zanella, e os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães, Moisés Schmidt e Carminha Missio, respectivamente, integraram a comitiva liderada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, que visitou a China, na tentativa de apresentar oportunidades de negócios a empresários e autoridades daquele País. Eles estiveram em Pequim, Xian, Shenzhen e Tianjin, onde participaram da do Fórum Internacional sobre as Cidades Portuárias do “Belt and Road” e de palestras sobre as oportunidades de investimentos e cooperação entre baianos e chineses.

Entre os projetos apresentados estão a Ponte Salvador – Itaparica e a Ferrovia Oeste Leste (Fiol), que beneficiarão direto e indiretamente a nossa região (a primeira obra encurtaria a distância entre o oeste da Bahia e a capital, enquanto a segunda facilitaria o escoamento da produção de grãos e fibra).

Leão ressaltou a parceria com a China para realizar importantes ações no governo do estado. “Convidamos o governo chinês para efetivarmos os compromissos assumidos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Ilhéus e na aquisição de produtos baianos. Vamos providenciar já o contato com empresários de diversos setores agrícolas e industrial que queiram exportar para a China. A porta está aberta”.

Após a reunião, a comitiva conheceu o porto de zona livre de Tianjin, uma Zona Econômica Especial e uma das maiores e mais importantes cidades da China. Além do Porto, o vice-governador e os empresários baianos visitaram a ponte Hong Kong / Macau – via Zhuhai, que foi construída pela empresa Crec-4.


FONTES: Ascom Aiba / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo