Prefeitura de Barreiras destaca parceria com produtores rurais no combate ao novo Coronavírus
Publicado em: 14/05/2020

A produtividade rural do Oeste Baiano sempre foi um marco para a economia brasileira, seja na produção de plumas de algodão ou nos recordes atingidos a cada safra de grãos. Com o impacto mundial do surgimento da Covid-19, produtores e pecuaristas tem revelado à Bahia que a responsabilidade social também é um dos princípios motivadores dos homens e mulheres do campo. Juntas, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) anunciaram no início de abril, um investimento superior a 1 milhão de reais no enfrentamento ao novo Coronavírus.

A iniciativa dos produtores rurais e a parceria fortalecida com a Prefeitura de Barreiras inspiram solidariedade e aliviam o medo gerado na população pela chegada da doença ao município. Até hoje, foram doados milhares de máscaras, cerca de 5 mil metros de tecido 100% algodão, mais de 12 mil metros de elástico, quatro aspiradores cirúrgicos, 15 monitores multiparamétricos, materiais de higiene, limpeza, toucas, luvas, lençóis e toalhas, para resguardar além dos pacientes atendidos nas unidades de saúde, centenas de profissionais envolvidos na linha de frente do combate ao Coronavírus.

Para atender e dar celeridade à identificação de novos casos da Covid-19, a Abapa investiu 370 mil reais dando plenas condições de funcionamento ao Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE), da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, que já está em funcionamento com capacidade para análise de 30 amostras por dia e devidamente certificado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia – LACEN.

Segundo o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, o alinhamento entre as iniciativas pública e privada traz benefícios imensuráveis para toda a população. Assim como a Prefeitura tem assumido o seu papel na implantação de medidas sanitárias ao enfrentamento da Covid-19, a sociedade civil e entidades se organizaram para dar ainda mais suporte a esse trabalho. “Neste momento de crise mundial, as ações do poder público e das entidades fortalecem a luta contra o Coronavírus com foco na proteção da vida da nossa população, enalteço e agradeço o espírito de solidariedade dos nossos produtores, através das suas instituições e de todos que colaboram por meios dos comitês Interinstitucional de Operações de Emergência em Saúde, pelo incomensurável apoio no enfrentamento desse inimigo invisível”, destacou o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa.

Barreiras sedia a Unidade de Pronto Atendimento do Coronavírus, localizada no Hospital Eurico Dutra, que é unidade de triagem e tratamento para pacientes com Covid-19 nos 15 municípios da microrregião Oeste e conta com o suporte do Hospital do Oeste-HO, que também foi beneficiado com doações feitas pelos produtores rurais.


FONTES: Dircom – Prefeitura Municipal de Barreiras – BA / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo