NOTÍCIAS
Investimento na capacitação de mão de obra
Publicado em: 25/07/2024
De acordo com o Cepea e a CNA, no primeiro trimestre de 2024, o agronegócio brasileiro empregou 28,6 milhões de pessoas, um recorde desde 2012. Esse número representa 26,85% das ocupações no Brasil, um pouco acima dos 26,67% do mesmo período em 2023. O crescimento de 3% superou o aumento de 2,3% no país. Esses números poderiam ser até maiores, mas a falta de mão de obra especializada é um desafio contínuo no setor.
A qualificação da mão de obra no campo é fundamental para aumentar a produtividade. Trabalhadores do agronegócio bem treinados podem operar máquinas complexas, aplicar técnicas agrícolas avançadas e gerir recursos de maneira mais eficiente. No entanto, encontrar essa mão de obra qualificada é um desafio. Muitos trabalhadores rurais têm acesso limitado à educação e à formação profissional, o que dificulta a aquisição de novas habilidades.
Para vencer esse desafio, o Agronegócio Estrondo investe em capacitação de mão de obra e busca sempre manter seus funcionários atualizados com o que há de mais moderno no que diz respeito à tecnologia usada no campo. “O trabalho no campo mudou completamente”, lembra Daniel Ferraz, gerente administrativo e financeiro da empresa. Inovações, tecnologia e a vida moderna não ficaram restritas às zonas urbanas, hoje se fazem presentes nos campos e principalmente nos agronegócios.
“Hoje todas as Fazendas do Agronegócio Estrondo contam com internet de banda larga, energia, boas estradas e equipamentos de última geração. Os maquinários estão cada vez mais modernos, com sistemas de telemetria e navegação, mas também mais agradáveis aos operadores com rádios, ar condicionado e bancos confortáveis”, completa Daniel Ferraz. Com isso, há a necessidade de treinamento constante dos funcionários.
O Agronegócio Estrondo está estruturando junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formosa do Rio Preto uma série de treinamentos contínuos do sistema Sistema Faeb/Senar. Estes cursos serão ministrados em nossas fazendas com professores do SENAR, nas áreas de soldagem, eletricidade e mecânica”, explica Daniel Ferraz.
“Na última AgroFormosa, realizada em junho passado, estruturamos junto ao Hélio Justo, presidente do Sindicato dos Produtores de Formosa do Rio Preto este programa contínuo de treinamento”. A AgroFormosa é uma feira independente que nasceu com o objetivo de fomentar e capacitar ainda mais a produção de alimentos na cidade de Formosa do Rio Preto, uma das mais produtivas do Brasil.
hashtag#Agro hashtag#Agronegócio hashtag#AgronegócioEstrondo hashtag#OesteBaiano hashtag#Bahia hashtag#CapacitaçãoAgrícola hashtag#TreinamentoAgrícola hashtag#EducaçãoNoCampo hashtag#AgroEducação hashtag#DesenvolvimentoRural hashtag#AgronegócioSustentável hashtag#TecnologiaNoCampo hashtag#InovaçãoAgrícola hashtag#QualificaçãoRural hashtag#GestãoNoCampo