Implantação do E-Social é tema de curso pelo Centro de Treinamento da Abapa
Publicado em: 01/11/2017

Preocupado com as adequações das novas mudanças, a partir do próximo ano, da área contábil e trabalhista, o Centro de Treinamentos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu na última sexta-feira (27) e quinta-feira (26), em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, o curso de E-Social Contábil e Jurídico. Com parceria e certificação do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), o curso levou aos participantes uma perspectiva do impacto e das mudanças trazidas pelo E-Social, nos âmbito contábil e jurídico das organizações.

O palestrante foi o consultor de empresas nas áreas Trabalhista e Previdenciária, graduado em Ciências Contábeis, Heleno Rocha dos Santos Júnior, que pontuou em uma abordagem teórica e prática quais os procedimentos e documentação, que deverão ser atualizadas pela plataforma do E-Social, a exemplo da folha de pagamento. “Com o curso, os profissionais de Recursos Humanos ficam capacitados para atender também as mudanças na legislação da reforma trabalhista e com a inclusão dos dados no E-Social. Estes profissionais saem na frente com a capacitação para lidar com as demandas do Ministério do Trabalho e da Receita Federal”, afirma.

O curso contou com 135 inscritos dentre profissionais ligados às áreas de recursos humanos e contabilidade das fazendas, produtores agrícolas, contadores e advogados. Para a Mayara Cruvinel, do Grupo São Francisco, o curso de E-Social ajudou a entender mais da importância do E-Social nas relações trabalhistas. “O curso veio a somar com o conhecimento aprofundado sobre o tema, passando as informações de forma bastante dinâmica, reforçando com o planejamento e controle do E-Social”, afirma, ao entender que a nova plataforma será um aliado, apoiando na redução de infrações e passivos trabalhistas.

Para Bruno Leal, gerente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), ressalta a parceria junto à Abapa que vem levando aos associados, os cursos, palestras e workshops com temáticas atualizadas e ministradas por profissionais com conhecimento técnico e abrangente em suas áreas de atuação. O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, ressalta a importância deste curso junto aos profissionais de recursos humanos e contabilidade das fazendas para se adequarem à reforma trabalhista e implantação do E-Social. “Em um dos nossos pilares de atuação, está a preocupação com a capacitação e profissionalização de quem trabalha na cadeia do algodão”, afirma.

Em novembro, o Centro de Treinamento da Abapa está com inscrições abertas para o cursos de NR 13.8 Aplicação de Agrotóxico, operação de trator e plantadeira, e A.M.S Básico. O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com apoio da Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, Senar, Senai, Sesi, Cieb, Oeste Pneus-Pirelli, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Outras informações sobre os cursos do Centro de Treinamentos podem ser acessados em: http://abapa.com.br/projeto-centro-de-treinamento.


FONTES: Assessoria de Imprensa Abapa / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo