Governo do Estado garante presença na edição de 15 anos da Bahia Farm Show
Publicado em: 07/05/2019

O Governo do Estado confirmou, mais uma vez, a sua presença na Bahia Farm Show, que será realizada no final do mês, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A Secretaria de Agricultura (Seagri), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) estarão presentes, por meio de estande institucional, na maior feira de tecnologia agrícola do Norte/Nordeste do Brasil. A confirmação aconteceu durante missão oficial da organização do evento, na última terça-feira (30), em Salvador, que contou com a presença do vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, e da coordenadora da Bahia Farm, Rosi Cerrato.

Durante a visita ao vice-governador, João Leão, ele, que também é titular da SDE, anunciou o incentivo destinado pela pasta à Bahia Farm Show e garantiu que estará presente mais uma vez na abertura da feira, classificada por ele de ‘principal vitrine agrícola da Bahia’. “O governo do Estado sempre participou deste importante evento, com representantes de vários órgãos e autarquias, mas esta será a estreia da SDE na Bahia Farm Show. Como titular da pasta, fiz questão de termos uma representatividade em uma feira que alavanca a economia de uma região, contribuindo com o PIB do Estado. Isso é Desenvolvimento”, comentou. A secretaria terá um estande, onde será destacado o trabalho das indústrias.

Durante a feira agrícola, a Secretaria de Agricultura e o Inema também vão demonstrar os trabalhos desenvolvidos em parceria com os agricultores baianos, a exemplo do “Estudo do Potencial Hídrico do Oeste”, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa e Universidade de Nebraska, visando mensurar a disponibilidade hídrica das águas superficiais e subterrâneas da região.

Quem também confirmou presença na Bahia Farm Show 2019 foi a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), que está presente desde a primeira edição do evento. Com linhas de financiamento específicas para o agronegócio, a Desenbahia está preparando para a edição de 15 anos da Bahia Farm condições especiais de crédito para os produtores rurais, com ênfase em projetos de irrigação, armazenagem, máquinas, insumos, correção de solo, energia fotovoltaica e inovação. A perspectiva é que a agência baiana supere a cifra de R$ 400 milhões disponibilizados de crédito na última edição.

Para o vice-presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, esta parceria do governo do Estado tem sido fundamental para garantir o crescimento gradual da feira nos últimos 15 anos. “As entidades dos agricultores baianos mantêm uma parceria sólida em projetos, visando o crescimento sustentável gerando riqueza e renda por meio da produção agrícola no campo. Essa presença das secretarias e dos representantes do governo do Estado, por meio dos estandes institucionais e também nos debates, eleva ainda mais a importância da Bahia Farm como uma das principais feiras do País, e reforça a união em torno do setor produtivo”.

Também durante a missão na capital baiana, os representantes da Aiba debateram junto aos técnicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) a possibilidade de assinatura de um protocolo de intenções durante a Bahia Farm Show entre os governadores da Bahia e do Tocantins para pôr fim ao imbróglio relacionado à demarcação dos limites territoriais entre os estados. Na edição comemorativa dos 15 anos, a Bahia Farm também vai abrir espaço chamado de “Ilha da Segurança”, onde órgãos ligados ao governo do Estado – Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Graer – estarão presentes para demonstrar as tecnologias que vêm sendo empregadas para garantir a segurança pública em toda a Bahia.


FONTES: Ascom Bahia Farm Show / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo