Futuro do Agro é tema de encontro com presidenciáveis
Publicado em: 30/08/2018

Representando os produtores rurais do oeste da Bahia, o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), David Schimdt, participou do encontro com presidenciáveis, promovido, nesta quarta-feira (29), pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) em parceria com o Conselho do Agro, em Brasília. A Aiba é uma das entidades agrícolas que integra o Conselho, e participou, no palco, do painel.

Intitulado de “O futuro é agro”, o evento debateu propostas para o setor que mais contribui com o PIB brasileiro (23,5%). Na ocasião, foi entregue a cada candidato um documento sugerindo ao próximo governante do País uma agenda moderna, sustentável, de livre mercado (sem tabelamento de preços) e que poderá levar o Brasil a ampliar em 33% a produção agrícola até 2030.

O documento, além de trazer uma completa radiografia do segmento, apresenta dez prioridades, entre elas a criação de política de combate à criminalidade no campo; a universalização da telefonia celular; reforma tributária; a criação de um ambiente regulatório mais transparente (reforma trabalhista rural, regularização fundiária, etc.) como forma de garantir mais segurança jurídica no campo; priorização do seguro rural; e apoio a políticas públicas voltadas para o crescimento sustentável. Também estão entre as prioridades o compromisso de que sejam firmados acordos internacionais que promovam a competitividade da agropecuária brasileira, entre outras.

Participaram do encontro os seguintes postulantes ao Palácio do Planalto: Álvaro Dias, Geraldo Alckmin, Henrique Meireles e Marina Silva.


FONTES: Ascom Aiba / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo