Empreendimentos agrícolas selecionam candidatos para o Programa Jovem Aprendiz na Área Rural
Publicado em: 15/02/2022

Representantes de RH de 15 propriedades agrícolas da região Oeste da Bahia realizaram durante esta quinta-feira (10), no auditório Aiba/Abapa, em Barreiras, a segunda etapa do recrutamento de candidatos, entre 18 e 23 anos, para o curso de supervisor agrícola do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural. Com duração de 10 meses, o curso terá início no próximo dia (22) e será ministrado na Fazenda Modelo Paulo Mizote, localizada no Projeto Barreiras Norte.

A iniciativa é coordenada pelo Sistema FAEB/Senar, com apoio da Aiba, Codevasf, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os cursistas recebem remuneração e têm a carteira assinada pelas empresas contratantes, além de uniformes, material didático, apoio logístico e ao final, certificado.

“A maioria das empresas busca jovens que têm perfil para depois do curso serem contratados para a fazenda. É um curso muito positivo e o jovem sai pronto. Hoje temos contratados que começaram como jovem aprendiz e que atualmente assumem cargo de coordenação”, explicou uma das representantes de RH das empresas contratantes, Márcia Gama.

Durante a reunião, foi realizada a apresentação da ementa do curso e os candidatos também puderam se apresentar para as representantes de RH. “Já concluí o Ensino Médio em Agropecuária no Cetep. Sempre fui influenciada em casa pelo meu pai que é fiscal em órgão agropecuário e me interesso muito pela área do agro. É uma ótima oportunidade de aprendizado e, se for escolhida, quero futuramente me especializar”, declarou Nicole Nunes.

Ellen Carolina participou do curso Jovem Aprendiz em 2016 e compartilhou a experiência com os candidatos. “Fui jovem aprendiz, gostei muito da experiência e já fui contratada por quatro fazendas. Só posso dizer para quem deseja seguir essa área, que se dedique ao máximo e procure aproveitar essa oportunidade e aprender cada dia mais”, comentou.

Segundo a organização, aproximadamente 100 jovens participaram dessa etapa do recrutamento. O curso de supervisor agrícola tem carga horária de 800 horas, sendo os três primeiros meses de aulas teóricas e os últimos sete meses de atividades práticas.


FONTES: Ascom Aiba / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo