Deflagrada Operação Safra no oeste da Bahia

A ação visa levar segurança às comunidades produtivas


Publicado em: 18/09/2020

A duas semanas para o início do plantio de soja na Bahia, a Secretaria de Segurança Pública do Estado deflagrou a Operação Safra 2020/21. Pelo sétimo ano consecutivo, a atuação da Polícia Militar será intensificada nas áreas produtivas e nas rodovias da região, abrangendo 12 municípios com expressiva produção agrícola e, consequentemente, intenso tráfego de cargas de defensivos químicos – alvos em potencial de quadrilhas criminosas especializadas no roubo desses produtos.

A operação é fruto de uma parceria firmada entre o governo do Estado e produtores rurais. O convênio que oficializa o início das atividades foi assinado, nesta quinta-feira (17), pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, pelo diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, e pelo vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi, durante cerimônia realizada na Associação Aerodesportiva de Barreiras (ABA).

O objetivo da ação é combater a criminalidade, que, nesta época do ano, registra um aumento significativo, além de auxiliar a Adab na fiscalização do transporte de fertilizantes e defensivos agrícolas.

“A região oeste da Bahia é muito extensa, e a operação vai levar policiamento aos rincões mais remotos, inclusive com patrulhamento rural. Esta iniciativa beneficia não só o produtor rural, mas aproximadamente 500 mil pessoas que moram nesses municípios”, salientou o titular da SSP, Maurício Barbosa.

O comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, ressaltou que a Operação Safra proporciona segurança aos municípios e distritos, contribuindo para a queda dos indicadores criminais no Estado. “Os resultados das edições anteriores comprovam a eficácia desta importante iniciativa, que, ano após ano, tem reduzido drasticamente as estatísticas e garantido o manuseio correto dos produtos. Prova disso é que o governo do Estado vai adquirir 50 viaturas para serem utilizadas na ronda rural em todo território baiano. Deste total, o Oeste será contemplado com duas viaturas, que somarão às 8 existentes. Isso, sem dúvida, vai intensificar o trabalho da Polícia”, pontuou.

Os produtores rurais da região, que já se preparam para o plantio do próximo ciclo, comemoraram o início da operação, já que eles terão mais tranquilidade durante a semeadura. “A Operação Safra é uma grande vitória para todos os moradores do oeste baiano, que podem contar, desde a sua primeira edição, com mais segurança no campo e na cidade. Para nós, produtores rurais, é ainda mais significativo, já que temos a tranquilidade de contar com um efetivo policial visitando as propriedades rurais”, disse o vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Desde a sua implantação, em 2014, o efetivo policial já abordou mais de 37 mil pessoas e recuperou dezenas de cargas roubadas. Só no ano passado, foram realizadas 7.114 visitas a propriedades produtivas; 39 armas de fogo foram retiradas de circulação e aproximadamente 2.500 veículos fiscalizados, segundo estatística da Polícia Militar.

Para o diretor da Adab, Maurício Bacelar, a ação, além de proporcionar segurança física, oferece também a defesa sanitária e vegetal da região.


FONTES: Ascom Aiba / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo