Conab atualiza custos de produção de mais de 40 produtos
Publicado em: 17/07/2020

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quarta-feira 15 os novos custos de produção agrícola de mais de 50 produtos. Segundo a empresa estatal, os valores vão subsidiar, sobretudo, medidas governamentais direcionadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e ao Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Elaborados pela equipe técnica da Conab nos meses de março e maio deste ano, os novos valores podem ser consultados clicando aqui (planilha de custos) ou no Portal de Informações Agropecuárias .

As planilhas, atualizadas anualmente, apresentam os dados dos custos de produção de produtos pecuários, agrícolas e extrativos, como carnes, leite e açaí, entre outros.

O trabalho de revisão do custo adotou uma metodologia que garantiu a segurança de todos os envolvidos no processo, tanto colaboradores como agentes do setor, de forma respeitar as medidas de enfrentamento à covid-19, segundo o setor da Conab responsável pela pesquisa.

“A atualização dos custos foi possibilitada a partir da coleta dos preços pagos pelos produtores em materiais e equipamentos, por exemplo, realizada pelos técnicos em contato virtual com revendas de insumos e máquinas agrícolas durante o período”, esclarece o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana.

Outros produtos

A Conab também possibilita a pesquisa do custo de produção de culturas temporárias, perenes, de inverno, de primeira e segunda safras e que possuem atualização bimestral.

Esses valores são também utilizados em estudos e como fonte de informação para decisões administrativas e operacionais de entidades públicas ou privadas.

As buscas podem ser feitas pelo Portal de Informações Agropecuária e a partir de parâmetros como produto, safra, tecnologia de produção, assim como ano de referência, de custos variáveis por estado, município e outras comparações de produtividade e custos variáveis.


FOTO: EBC
FONTES: Imprensa Abrapa / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo