Bahia Farm Show 2018 é lançada com expectativa de superar o sucesso da última edição
Publicado em: 27/04/2018

Uma coletiva de imprensa, na noite de quinta-feira (26), marcou o lançamento da 14ª edição da maior feira em volume de negócios do Norte/Nordeste Brasileiro, em Luís Eduardo Magalhães – cidade sede do evento. Com a promessa de superar a edição passada, quando foi ultrapassada a marca de R$1,5 bilhão em intenções de negócios, o presidente da feira, Celestino Zanella, destacou o papel daqueles que fizeram da Bahia Farm, uma das mais importantes feiras agrícolas do cenário nacional. “Esta edição vai ganhar até da anterior, pois choveu na hora certa e os produtores fizeram o seu trabalho com maestria, investiram no solo, em fertilizantes, sementes e maquinário. São eles os responsáveis pelo sucesso da Bahia Farm, em torná-la a número um em negócios realizados”.

Para o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio César Busato, dois importantes fatores devem creditar bons resultados para edição 2018. “Tivemos chuvas em volume adequado e estamos com a maior safra de soja da história, isso fez com que o crédito oferecido pelas instituições financeiras retornasse com mais força, o momento é propício para os agricultores investirem em máquinas e implementos, após cinco anos de seca e de recessão”, disse.

Ao apresentar as novidades de infraestrutura oferecidas no evento, o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora da Bahia Farm Show, Luiz Pradella, ressaltou que apesar de serem cinco dias de evento, um ininterrupto planejamento é seguido durante todo o ano para deixar tudo pronto. “O complexo Bahia Farm Show totaliza uma área de 144 mil m², com 100% das ruas asfaltadas, campo experimental, estacionamentos, restaurantes, posto médico, salas e auditórios. A manutenção de toda essa estrutura é constante, e todo esse cuidado fez da feira, uma das mais organizadas do País, segundo pesquisa realizada entre os expositores”, revelou.

Outro destaque deste ano é a internacionalização da feira, iniciada ano passado e que ganha força com a participação de expositores dos Estados Unidos, Alemanha e Argentina. “Estamos com 95% dos espaços vendidos e com um incremento de 27% de novos expositores, em relação a 2017”, disse a coordenadora do evento, Rosi Cerrato. Na área externa serão 190 expositores e no galpão coberto 60, totalizando 250 expositores com mais de 900 marcas e produtos disponíveis para um público estimado em 75 mil pessoas durante os dias do evento.

PARCERIAS – A disseminação de conhecimento e apresentação de resultados de pesquisas foi ressaltada pela presidente da Fundação Bahia, Zirlene Zuttion. Segundo ela, o espaço da Bahia Farm Show é estratégico para novas tecnologias e experimentos. “Trabalhamos com as culturas pilares da região, pesquisas de solo, laboratórios fitopatológicos em plena atividade, todos estes resultados são mostrados durante a feira e estão ao alcance de pesquisadores e estudantes”.

A manutenção da parceria do Governo do Estado no evento foi reforçada pelo representante da Secretaria de Estadual de Agricultura (Seagri), Aldo Batista. “Trago a mensagem da secretária Andrea Mendonça que reafirma o compromisso de apoiar tanto institucional quanto financeiramente esta que é principal feira do Norte/Nordeste, e um grande orgulho para a Bahia”. O apoio ao evento também foi destacado pelo prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, considerado por ele como “um importante momento de transferência de tecnologia, diálogo e projeção do município e do estado”.

De acordo com o representante da Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fábio Martins, o segmento está preparado para a edição 2018, que, após uma safra farta, promete bons negócios. “Nos preparamos ao longo de um ano para expor tecnologias que se estendem a produtores de todo o Matopiba, o clima é muito favorável, estamos otimistas”, avaliou.

Também participaram da abertura os presidentes dos sindicatos dos produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio e de Barreiras, Moisés Schmidt.

Além de mostras de produtos e serviços, a feira oferecerá uma grade com mais de 30 palestras e workshop sobre agronegócio. Destaques da programação para o Fórum do Canal Rural com o tema “O papel da agricultura na preservação do cerrado” e os leilões de Ggado que integram o cardápio de opções oferecidas durante o evento. A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.


FONTES: Araticum / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo