Aiba lamenta morte de Dirceu Gassen, um dos maiores pesquisadores da agricultura brasileira
Publicado em: 03/09/2018

É com pesar que a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) recebe a notícia do falecimento de Dirceu Gassen, renomado professor e doutor em fisiologia de plantas. Dirceu vinha lutando contra um câncer, mas não resistiu e faleceu na madrugada desta segunda-feira (3), em Passo Fundo (RS). Ele se destacou no mundo do agro por desenvolver pesquisas no campo da fisiologia, foi professor de agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e chegou a ministrar palestras sobre agricultura, plantio direto e manejo de pragas em 22 países.

Por diversas vezes esteve na região oeste da Bahia apresentando suas pesquisas. A diretoria da Aiba reconhece sua importância para a agricultura regional, onde contribuiu para o desenvolvimento do setor. “Dirceu era um entusiasta da criação de grupos de discussões para melhorar o manejo no campo e aumentar a produtividade agrícola, onde contribuía com seu conhecimento e experiência. É, sem dúvida, uma grande perda para o segmento”, afirmou o presidente da Aiba, Celestino Zanella.

O coordenador técnico do Grupo Busato, César Augusto Busato, lamentou a perda sofrida pela agricultura. “Ele foi muito importante para o desenvolvimento da soja da região, nos ajudou muito na questão da helicoverpa, trabalhou muito com plantio direto e com tecnologia de herbicida e inseticida”, corroborou.

Em comunicado nas redes sociais, a família informou que o velório será realizado no Memorial da Paz, em Passo Fundo (RS).


FONTES: Ascom Aiba / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo