Aiba LAB realiza primeiro workshop com foco na agricultura eficiente e sustentável
Publicado em: 26/05/2021

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizou juntamente com o Senai Cimatec e o apoio do Land Innovation Fund, o I Workshop do Programa de Inovação Aiba LAB, que teve como tema “A identificação de oportunidades de inovação, com foco na sustentabilidade e na construção de uma visão compartilhada sobre o futuro da cadeia da soja no oeste baiano”. O evento, transmitido em 20 de maio, contou com a palestra do Dr. Sérgio Abud da Silva, supervisor do Setor de Implementação da Transferência de Tecnologia (SIPT) da Embrapa Cerrados, sobre gestão e manejo da cultura da soja, para alcançar altos rendimentos, no contexto da sustentabilidade.

“Quando comecei a trabalhar com soja, 40 anos atrás, a produtividade era de 20 sacas/hectare. Hoje temos uma cadeia produtiva muito organizada, e a região oeste é a que tem o mais alto índice de produtividade do Brasil, batendo a marca de 67 sacas/ha. Isso foi possível devido ao uso de novas tecnologias, de modo amplo, entre os produtores”, destacou o palestrante.

O Aiba LAB é um Programa de inovação criado por uma rede de parceiros do agronegócio, para desenvolver meios que permitam superar os desafios do campo. Entre os principais objetivos, estão: a promoção de ideias e projetos dedicados ao aumento da produtividade, a adoção de novas e eficazes tecnologias e o fomento da agricultura sustentável na região oeste da Bahia, a fim de atender às demandas atuais e futuras do setor agrícola.

Moisés Schmidt, vice-presidente da Aiba, reafirmou, na abertura do evento, os principais objetivos do Aiba LAB. “O programa vai criar um sistema que reunirá, na região oeste, os principais atores nos quesitos tecnologia e inovação, trazendo para o produtor experiências sobre o que há de mais avançado para o campo, gerando novos negócios e soluções que tornem a atividade rural mais eficiente e sustentável”.

A programação de eventos do projeto começa em junho e se estende por todo o segundo semestre de 2021, em três ciclos: o Hackathon, que cria um ambiente para o desenvolvimento de soluções sustentáveis; o Aiba Connect, para criação de redes; o Next Gen, que busca o engajamento das novas gerações. A parceria do Aiba LAB reúne empresas e entidades de grande relevância no cenário do agronegócio e das ciências agronômicas, como: Cargill, Abapa, Fundação-BA, SPRB, Embrapa, Cicklo Agritech, Solidaridad Brasil, Ufob, UFV, Uneb e Unifasb.


FONTES: Ascom Aiba / aiba.org.br



<< voltar


Ir para o topo